Blog de Viagens-Europa

viagem-a-montenegro

Viagem a Montenegro: entre os Fiordes e as Montanhas do Adriático

Montenegro pertenceu à ex-Jugoslávia e, posteriormente, fez parte da Sérvia-Montenegro até há pouco mais de uma década, quando se tornou independente. Se a sua vizinha Croácia faz parte de muitos circuitos Europeus e se tem tornando um pólo turístico, Montenegro permanece ainda à sombra dos seus países limítrofes. Mas nada mais errado… uma viagem por Montenegro apaixona qualquer um e preenche o coração. 

A cultura de Montenegro passa muito pelo seu passado histórico, sendo que a separação da Jugoslávia, ou mesmo da Sérvia, são, ainda, feridas abertas e temas sensíveis no país. Contudo, são conhecidos pelo seu “Samo polako”, uma filosofia de vida que significa algo como “levar as coisas descontraidamente, numa vida calma”. É, por isso, o país ideal para visitar quem pretende “descomplicar”!

Conhecidos por descansar primeiro e trabalhar depois, a sua cultura relaxada maravilha os viajantes. E claro, como é que se poderia relaxar com a barriga vazia? A Gastronomia deste país é uma verdadeira arte e prova que a “dieta mediterrânea” se pode reinventar. Imagine esta “dieta” tão conhecida dos portugueses, cruzada com a influência turca e da Europa central… É, pois, neste contexto que nasce uma gastronomia única que o irá deleitar.

A riqueza cultural de um país que surpreendeA Gastronomia deste país é uma verdadeira arte

O pão é servido com as refeições, e vai desde o Rumetinov – com milho – ao pão de mistura. Para acompanhar o pão vêm as sopas, como a canja Kokošija supa. Se nunca provou canja com cordeiro ou carne de vaca, Montenegro é a sua oportunidade. Aliás, o cordeiro é uma das carnes mais utilizadas nos seus pratos tradicionais, ou não fosse a zona montanhosa e verde o lugar onde o país se insere. Neste sentido, prove o Kuvani Brav ou o prato oficial do país, Brav u Mlijeku. E claro, como está num país mediterrâneo, os calamares, a salada de polvo e o arroz negro marcam, também, o seu devido lugar na deliciosa carta gastronómica deste país.

Depois de relaxar e ter as suas papilas gustativas saciadas, explorar as arrebatadoras paisagens que este país, cercado de montanhas verdes, propõe é obrigatório! Viajar por Montenegro é visitar Kotor! Kotor é uma cidade costeira localizada num deslumbrante golfo, possuindo uma das baías mais famosas dos Balcãs. O seu porto, com fortificações que datam da influência italiana, transformam toda a paisagem num verdadeiro conto de fadas. Quem vê este desfiladeiro imponente diz fazer-lhe lembrar os imponentes fiordes dos polos. Uma paisagem a não perder, não acha?

Kotor, um cenário que deslumbraUma paisagem imponente nos Balcãs

Já o Parque Nacional Durmitor propõe, também, uma viagem agradável ao que de melhor a Natureza de Montenegro tem. Declarado Património da Humanidade pela UNESCO, esta é uma área natural protegida com árvores altas, lagos glaciares, montanhas imponentes, desfiladeiros gigantes… Tudo o que é preciso para estarmos em plena sintonia com a Natureza. Caminhe ao redor do Lago Negro, ou até aos lagos Barno e Zminje. Aprecie o desfiladeiro do Rio Tara, o mais profundo da Europa, detendo-se no miradouro em Curevack, ou atravessando a pé a ponte Djurdjevica, considerada a mais bonita de Montenegro.

Parque Nacional Durmitor, a natureza em estado puroVisitar Durmitor é entrar num mundo encantado

Aproveite, ainda, para dar um saltinho às cidades da Idade Média como Budva, que possui uma maravilhosa praia, ou Perast, com uma igreja no meio da ilha artificial que torna a paisagem num verdadeiro quadro enigmático. E para aqueles que querem algo “super exclusivo”, o Sveti Stefan é uma pequena e deslumbrante ilha, com um resort luxuoso destinado a todos aqueles que procuram algo único na Europa, tornando-se o refúgio perfeito da calma, da paz, da tranquilidade.

Budva, a Riviera de MontenegroPerast, capta de imediato o olhar, pela sua beleza

Por fim, e já que está a visitar uma das zonas mais encantadoras da Europa, não deixe de passear pelos países vizinhos, como a Croácia e a Eslovénia. Mergulhe em Dubrovnik, admire os lagos Plitviče, descubra Bled ou encante-se com Liubliana. E se quer a nossa opinião, junte-se ao nosso já aclamado Circuito pela Croácia, Eslovénia e Montenegro para uma experiência única e memorável pela Costa Adriática!

Patrícia Caetano

Patrícia Caetano

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.