Blog de Viagens-Europa

viagem-a-sao-petersburgo

Viagem a São Petersburgo: entre o Luxo dos Czares à História da Guerra

São Petersburgo, ou Petrogrado ou ainda Leninegrado, foi fundado em 1703 por Pedro, o Grande. A cidade nasceu da ambição do Czar em criar uma cidade costeira e fundar uma grande armada para a Rússia. Fortemente inspirado pela influência francesa, São Petersburgo tornar-se-ia numa das mais belas cidades europeias.

Durante a Segunda Grande Guerra, São Petersburgo – então Leninegrado – foi palco de eventos importantes como o Cerco a Leninegrado. O exército Nazi cercou a cidade de 1941 a 1944, naquele que se acredita ser o maior cerco a uma cidade na História contemporânea. Apenas a derrota alemã – pelo famoso General Russo “Inverno” – em Moscovo permitiu recuperar Leninegrado 900 dias depois, resultando em milhares de mortes devido ao frio, fome e peste. Actualmente esta cidade é distinguida pela valentia dos cidadãos que sobreviveram e pereceram no Cerco a Leninegrado.

São Petersburgo, imponente, histórica e imperialA magnÍfica beleza do Museu Hermitage

Esse ambiente vive-se ainda hoje em São Petersburgo. Aliás, a cidade foi palco de vários eventos que mudaram o século XX, sendo mesmo conhecida pela cidade das três revoluções. Uma das maiores foi, sem dúvida, a revolução bolchevique, marco da Revolução de Outubro, que tomou o palácio dos Romanov, o Palácio de Inverno.

O Palácio de Inverno é um dos locais obrigatórios a visitar! Actualmente alberga um dos maiores museus de arte do mundo, o Museu Hermitage. Localizado nas margens do Rio Neva, que serpenteia pela cidade, com uma colecção com peças europeias, asiáticas e africanas de todas as épocas. Se o exterior não o deslumbrar com a fachada belíssima de cor verde água, com certeza que o interior o deixará boquiaberto. 

Palácio de Inverno, uma paragem obrigatória para quem visita a cidade Palácio Imperial de Pedro, o Grande, inspirado em Versalhes

Não pode perder, ainda, o Palácio Imperial de Pedro, o Grande (Petrodvorets), edificado no século XVIII. Inspirado em Versalhes, servia de residência de Verão para o Czar Pedro. A talha dourada cobre as paredes e os jardins fazem inveja a todos os palácios europeus. Um palácio com grande História, uma vez que durante o Cerco ficou em grande parte destruído, tendo sido reconstruído com tanto rigor que irá maravilhá-lo!

Aproveite e não deixe de visitar o Almirantado, a sede da Marinha Imperial Russa com um estilo arquitectónico russo do século XIX que projecta, ao fim e ao cabo, a finalidade da cidade de São Petersburgo. Localiza-se na convergência de três das principais ruas da cidade – Gorokhóvaia, Voznesensky e Nevski.

Fortaleza São Pedro e São Paulo, onde estão sepultados os últimos Romanov A arte russa na Catedral do Sangue Derramado

A propósito da finalidade da cidade, não se esqueça de fazer uma visita à Fortaleza de São Pedro e São Paulo, que protegeu a cidade dos ataques suecos durante o século XVIII, e que foi, também, utilizada como prisão. O centro da fortaleza tem uma Catedral onde estão sepultados os últimos dos Romanov, incluído o célebre Czar Nicolau II.

E por falar em Czares, no local onde o antigo Czar Alexandre II foi assassinado, foi erguida uma catedral, a Catedral do Sangue Derramado. A mesma catedral foi alvo de um bombardeamento na IIGM mas, miraculosamente, a bomba não explodiu e permaneceu na cúpula da catedral durante duas décadas sem se saber!

Por último, não pode deixar de visitar o emblemático restaurante Russian Empire, no qual, segundo reza a lenda, foi inventado o famoso prato Strogonoff. Um local luxuoso que o fará viajar no tempo até à data em que o barão Strogonov serviu o seu famoso prato aos seus convidados.

Em suma, São Petersburgo é fascinante, com uma História, rigor e sumptuosidade que não encontramos em mais nenhum outro lugar da Europa. Cidade imbuída de cultura e muito espírito patriota e resistente, consegue deslumbrar qualquer turista vindo dos quatro cantos do mundo. Para além disso, aconselhamos que não se deixe ficar só por uma visita à cidade pois, já que aqui está, aproveite para fazer um circuito na Rússia, especialmente continuando percurso para uma mágica viagem à emblemática cidade de Moscovo. Não perca, também, a mítica viagem de comboio, que será – certamente! – uma experiência inesquecível!

E se quiser aproveitar o melhor da Rússia, junte-se ao nosso incrível roteiro de 7 dias. Com guias experientes e simpáticos, iremos conhecer o melhor das duas cidades russas e dar, ainda, um agradável passeio por Helsínquia, na Finlândia. Não hesite e maravilhe-se com alguns dos mais belos tesouros europeus!

Patrícia Caetano

Patrícia Caetano

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.