Blog de Viagens-Europa

Roteiro para viagem a Praga

Um Fantástico Roteiro para a sua Viagem a Praga!

Bem no centro do "velhinho" continente europeu há uma cidade cheia de mistérios e encantos para descobrir. Praga, a "cidade das cem cúpulas", tem um extenso património cultural e uma arquitetura que merece muito ser visitada.

Junto ao rio Vltava, na região da Boémia central, pode ser encontrada a cidade de Praga, uma das mais belas do mundo e o "coração" económico e cultural da República Checa. Com 496 km², durante milhares de anos as antigas praças de Praga foram um ponto de passagem de várias rotas comerciais. Atualmente recebe milhões de estrangeiros por ano: por um lado, estudantes que rumam às suas prestigiadas instituições de ensino; por outro, os turistas que veem em Praga um destino ideal para conhecer.

Praga, uma das mais Belas Cidades do MundoOs Mistérios e Encantos de Praga

Esta cidade, fundada no século IX, é conhecida por ter dado à cultura europeia nomes como Antonín Dvořák (compositor checo da Era Romântica) ou Franz Kafka (um dos escritores mais influentes do século XX).

Numas férias em Praga há muito para descobrir, já que a cidade possui um dos mais belos e conservados patrimónios arquitetónicos da Europa, uma vez que, e ao contrário de outras capitais do centro, pouco sofreu com as duas guerras que assolaram o Velho Continente.

Um pouco ao jeito de Lisboa, em Praga podemos encontrar monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos que contrastam com as modernas edificações desta cidade. Estas duas zonas são conhecidas por Staré Město (a Cidade Velha) e Nové město (a Cidade Nova).

Staré Město, a Cidade VelhaNové Město, a Cidade Nova

A entrada para a Staré Město é a Powder Tower. Por estes lados não se esqueça de visitar igreja Týnský (de estilo gótico), o bairro Josefstadt (com o gueto e o cemitério judaicos) ou o Relógio Astronômico Orloj (que figura na fachada da Câmara Municipal).

Já em Nové město poderá admirar, entre outras coisas, a estátua de São Venceslau (antigo duque da Boémia e santo da igreja católica), o Teatro dos Estados (onde estreou a ópera "Don Giovanni", de Wolfgang Amadeus Mozart) ou o Museu Nacional.

Um dos monumentos mais conhecidos é, indubitavelmente, o castelo de Praga, na colina Hradcany, que serve hoje em dia como residência do chefe de estado, tendo sido a casa dos anteriores reis da Boémia. Este castelo está ligado à Cidade Velha pela Ponte Carlos. Esta belíssima ponte, que é a mais velha das inúmeras que existem na cidade, atravessa o rio Moldava e foi finalizada no início do século XV.

Contando as Horas no Relógio Astronómico Edifício Histórico do Teatro dos Estados

O melhor de tudo é que quase todas estas zonas podem ser visitadas a pé, já que Praga não é uma cidade muito grande, tendo o seu centro sido declarada Património da Unesco em 1992. Aproveite, também, para caminhar descontraidamente e conhecer as zonas verdes desta incrível capital europeia.

E quando estiver cansado aproveite para deliciar-se com os magníficos pratos checos que o restaurante Lokál tem para oferecer. Para além de apresentar uma comida muito boa e uma decoração espetacular, os preços por refeição são bem acessíveis.

O Famoso Castelo de PragaPower Tower, a Entrada para a Staré Město

E se quiser aproveitar o mês de março para uma visita a Praga e conhecer o melhor desta capital, junte-se ao nosso Minicircuito por Praga e Berlim.  Os últimos lugares ainda estão disponíveis e nada melhor do que começar a época da Páscoa com uma incrível viagem!

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.