Blog de Viagens-Europa

pratos-gregos-para-experimentar

Pratos Gregos para Experimentar Durante a sua Viagem

Berço da cultura europeia, a Grécia é um país repleto de História e com praias bastante conhecidas. Mas não só a sua cultura, a sua história ou as suas gentes encantam os visitantes do país de Sócrates e Aristóteles. Numas férias pela Grécia, não pode deixar de provar o que a rica cozinha grega (que tem um claro cunho rústico) tem para oferecer.

A cozinha grega, especialmente a mediterrânea, é conhecida mundialmente, tanto pelos produtos utilizados, bem como pelos benefícios que – segundo os especialistas – acarreta para a saúde. A Cozinha grega é bastante antiga e influenciou as culinárias italianas, dos Balcãs, da Turquia e do Médio Oriente. Os ingredientes utilizados na culinária grega são sempre frescos e típicos, como o caso do azeite, das azeitonas, dos frutos do mar, do queijo feta ou dos tomates).

E para que não se esqueça de provar os seus melhores sabores, fomos à procura das mais renomadas especialidades que deve experimentar numa viagem pela Grécia. Não foi fácil elegermos as melhores das melhores, mas, no final de contas, estes são os oito pratos gregos que o vão levar até ao topo do monte Olimpo.

 

Moussaka

Este prato, que também faz parte da culinária turca, é como uma lasanha sem massa, feito com carne de carneiro, beringelas, tomate, azeite, cebola, ervas e muita pimenta. Normalmente é acompanhado por uma boa porção de batatas fritas e deve ser comido bem quente.

A Cozinha grega é Bastante Antiga e influenciou Muitas Culturas Moussaka, que Também faz Parte da Cozinha Turca
 

Skordalia

Este prato, com origem na Grécia antiga, tem como base um puré de batata misturado com alho esmagado, azeite e sumo de limão (adicionados gota a gota) e, finalmente, temperado com sal e pimenta q.b.. E para o aprimorar ainda mais, costuma-se colocar nozes ou amêndoas torradas e partidas em pedaços pequenos. Normalmente é servido numa fatia de pão ou a acompanhar um delicioso peixe frito.

Grécia, um Destino PerfeitoSkordalia, Receita da Grécia Antiga
 

Haniotikó bouréki

Este prato vegetariano (originário do oeste da ilha de Creta) é feito com fatias de batatas assadas, hortelã e queijo myzithra. Este espetacular prato costuma ser consumido duas vezes por semana durante o verão. Por isso, na Grécia, não se esqueça de ser grego!

Ilha de Creta, Famoso Cenário da Mitologia GregaHaniotikó Bouréki, Prato Original da Ilha de Creta
 

Psarosoupa

Esta sopa de peixe tem como base um caldo de vegetais ao qual é adicionado uma preparação de peixe temperada com limão. Existem várias receitas desta apetitosa e diferente sopa, sendo mais comumente utilizada a pescada, o bacalhau, o pargo ou o tamboril.

Jantar com Vista para a AcrópolePsarosoupa, Deliciosa Sopa de Peixe
 

Gemista

Tomate ou pimentão recheados com arroz e cozidos com muito molho e azeite (o que lhe dá um tom algo dourado), é uma das melhores sugestões gregas. A receita deste prato, que é um dos mais queridos pelos habitantes locais, é bem simples, mas com sabores bem aprimorados e saborosos.

A Diversidade das Paisagens da Grécia Gemista, Tomate recheado com Arroz
 

Gyros

Na Grécia também há fast-food mas não os tradicionais hambúrgueres ou pizzas. Se está habituado ao kebab turco, o gyros é algo semelhante. Só que ao contrário do kebab, o gyros utiliza porco, pita, salada e molhos (um deles é o famoso tzatziki, que leva iogurte, pepino e alho). Esta é uma boa opção para o seu lanche.

Tradicional Mercado GregoGyros, uma Boa Opção para o Lanche
 

Spanakopita

Este pastel ou torta assada é feita com massa filo, espinafres e o célebre queijo feta (um queijo com sabor bastante forte, feito com leite de cabra e de ovelha e, cada vez mais utilizado em pratos portugueses. E sabe bem a qualquer altura do dia!

Tipicamente Mediterrânia, Saudável e CriativaSpanakopita, Pastel com o Célebre Queijo Feta

 

Massa com Frutos do Mar

Parece-lhe algo demasiado simples? E, na verdade, é. Este prato pode ser consumido em quase rodo o mundo, mas não se esqueça que os frutos do mar gregos dão outro toque a esta receita. Por esta forte razão, não deixe de os provar. E junto desta simples, mas deliciosa, massa costumam ser servidos grandes pedaços de lagosta ou lula. Uma delícia, não acha?
 

E para além destes pratos bem fartos, os gregos têm, também, o meze (petiscos semelhantes às tapas espanholas e que são servidos como entradas) e várias bebidas que acompanharão muito bem todas as refeições. A Uzo, por exemplo, é feita com uma base de anis e fica branca quando misturada com água. Um néctar delicioso que o fará sentir-se em casa.

Frutos do Mar Gregos dão um Toque EspecialMeze, Petiscos Típicos da Comida Grega

 

 

Deixe-se enamorar pela Grécia e pela sua acolhedora Gastronomia. E para desfrutar das melhores experiências neste magnífico país, junte-se aos nossos Circuitos Turísticos na Grécia e aventure-se!

Filipa Godinho

Filipa Godinho