Blog de Viagens-Europa

Ilhas dos Açores

Ilhas dos Açores: 10 Motivos para se Apaixonar pelas Ilhas Portuguesas

Em pleno Oceano Atlântico, três grupos de ilhas de origem vulcânica formam o Arquipélago dos Açores. São, ao todo, 9 poéticas ilhas, detentoras de uma paisagem única, repleta de beleza inigualável, monumentos esculpidos em pedra expelida por vulcões, museus que nos fazem viajar no tempo, animais únicos no mundo, Gastronomia recheada de sabores intensos e regionais, gentes que nos recebem de braços abertos e ínúmeros locais incríveis para descobrir.

De longe, parecem 9 ilhas parceria mas têm personalidades tão distintas que se complementam na perfeição. São Miguel é, normalmente, a porta de entrada, mas há muito mais para explorar neste universo da Natureza no seu estado mais puro, um autêntico paraíso que merece ser visitado sem pressas e contempladamente.

Estes são os 10 motivos que o vão fazer querer visitar os Açores já hoje!

 

1 – As magníficas Lagoas 

Se não se apaixonar pelas lagoas açorianas, as suas férias nos Açores não estão completas. A Lagoa das Sete Cidades, localizada em São Miguel, deixar-lhe-á marca. Com águas azuis e verdes e inscrita numa viva área protegida, é uma das maiores lagoas açorianas. Muitas são as lendas associadas a este pedaço de água, o que lhe confere uma aura ainda mais misteriosa. Outra maravilhosa lagoa a visitar é a Lagoa do Fogo. Localizada na cratera de um alto vulcão, o seu azul vivo e calmo torna-a uma das paisagens mais famosas deste arquipélago. 

Lagoa das Sete CidadesLagoa do Fogo

 

2 - Os imensos e bem guardados Parques Naturais 

Os Açores têm diversos parques naturais e é difícil escolher qual o mais belo. Porém há, pelo menos, um obrigatório: o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Este parque possui uma flora magnífica e fantásticas cascatas, sendo o sítio ideal para fazer um piquenique ou explorar com uma câmara fotográfica na mão! Também o parque Terra Nostra, merecedor de prestigiantes prémios internacionais, emociona e convida e um belo passeios pelos seus recantos. E o belo parque Natural da Terceira, ou o Parque Natural do Pico, têm de constar na sua lista de locais imperdíveis. Oferecendo um contacto direto com a Natureza, vai ser uma experiência memorável.  

 

3 – A deliciosa Gastronomia  

Quando o destino é Açores sabe que vão ser umas férias nas quais vai comer muito bem. Esqueça a dieta e debruce-se sobre os sabores mais típicos de cada ilha. Não pode faltar o famoso Cozido das Furnas, cozinhado durante horas debaixo do chão onde o calor vulcânico se sente, prometendo tornar-se numa das melhores experiências da sua viagem. E, claro, o peixe e o marisco são também estrelas da culinária açoriana, lado a lado com o famoso queijo da Ilha de São Jorge. Vai ser de comer e chorar por mais!

Famoso Cozido das FurnasQueijo da Ilha de São Jorge

 

4 – Os inigualáveis Vulcões, o coração do Arquipélago 

Os vulcões dos Açores conferem-lhe uma beleza ainda mais inquietante: paisagens estupendas, agrestes, de Natureza salvagem e terra virgem. E dado que as nove ilhas são um geoparque, as atividades relacionadas com vulcões não faltam. É de destacar o Algar do Carvão, na Ilha Terceira, onde pode fazer uma visita a um cone vulcânico, cuja descida irá momento que irá sempre recordar. E se desejar contemplar a paisagem vulcânica mais emblemática, vai ter de voar até ao Pico, considerado o ponto mais elevado de Portugal!

Algar do carvão, na Ilha TerceiraPaisagem vulcânica da Ilha do Pico

 

5 – Profunda e orgulhosa Cultura

Os Açores possuem vários fortes, museus, conventos e igrejas que pode visitar. Destaca-se o Museu dos Baleeiros, na Ilha do Pico, sendo um dos poucos museus na Europa especializado na baleação artesanal, estacional e costeira. O museu expõe diversos instrumentos e literatura dedicados à atividade dos antigos barcos de pesca de baleias e cachalotes. Sugerimos, também, o Museu da Horta, na Ilha do Faial, que explora incomparavelmente a cultura do arquipélago e toda a sua História. 

 

6 – Fauna protegida 

Os Açores primam pela sua diferente fauna. Por aqui vivem livremente muitas espécies, que são protegidas em habitats muito agradáveis. Os animais que mais se destacam são, indubitavelmente, as baleias e golfinhos, no seu ambiente natural. A observação destes animais marinhos faz as delícias de miúdos e graúdos, sendo um dos locais preferenciais para esta observação Ponta Delgada, em São Miguel. Se quer entrar em contacto com a Natureza não pode perder o avistamento destes amorosos cetáceos!  

Observação de Baleias e GolfinhosGolfinhos, no seu ambiente natural

 

7 – As incríveis piscinas naturais  

Se pretende dar um mergulho em águas quentes, umas férias nos Açores irão ser a solução perfeita. São Miguel torna-se, assim, o destino por excelência, especialmente a zona das Furnas. A emergência de água férrea, cristalina, com indicações terapêuticas, nascendo naturalmente da terra quente dos vulcões têm conquistado adeptos dos quatro cantos do mundo. A Poça da Dona Beija é uma das mais famosas. Esta zona termal, cuja nascente faz parte da caldeira do vulcão das Furnas, tem um complexo de cinco áreas para banhos e está inserida no meio de uma paisagem verdejante incrível. O Parque Terra Nostra possui, também, uma piscina natural enorme e incrível, e todos juram que um banho nestas águas é milagroso. E a célebre Caldeira Velha, com a sua cascata e pequenos lagos, também se tornará uma paragem fenomenal!

A Poça da Dona Beija, na Ilha de São MiguelPiscina Natural Parque Terra Nostra

 

9 - A emblemática costa de cada ilha 

A bela costa açoriana! Repleta de recortes e de majestosos penhascos, os inúmeros miradouros com vista para o oceano irão deixá-lo boquiaberto. Nestes nove pedaços de terra plantados no meio do Atlântico, o verde das florestas e o colorido das flores são abruptamente interrompidos por um mar azul penetrante e cativante. Aprecie cada segundo deste paraíso que os seus olhos contemplam, sossegadamente, e ouça o furtivo som do oceano a contrastar com a tranquilidade que carateriza o modo de vida das suas gentes, tão dedicado à terra e ao mar. Se tem uma paixão por fotografia, visitar a costa açoriana irá ser um deleite. E se prefere aproveitar as férias para uma ida à praia, não deixe de se aventurar pelas praias da Ilha Santa Maria.

 

10 – Atividades ao ar livre e em contacto com a Natureza  

Os Açores são maravilhosos para quem gosta de atividades fora de portas, de aventura e bastante movimentadas! As ilhas prometem passeios junto a regiões protegidas, os denominados passeios de “Geoturismo”, mas também mergulho, observação de fauna, escalada, canoagem, golfe e parapente. Tudo isto num único e espetacular destino. Não lhe apetece voar já?

Passeios de GeoturismoMergulho nos Açores

 

Se pretende fazer umas férias nos Açores e aproveitar tudo sem perder uma pitada de ação, sugerimos que espreite os nossos Circuitos Turísticos por estas ilhas encantadoras. Temos vários programas disponíveis, todos priveligiando as experiências locais mais genuínas!

Patrícia Caetano

Patrícia Caetano