Blog de Viagens-Europa

a-descoberta-de-istambul

À Descoberta de Istambul, a Cidade Sobre Dois Continentes

A Turquia é um dos países que mais visitantes acolhe anualmente e não estes números não surpreendem. Já foi parte do império de Alexandre, o Grande, do Império Romano e – claro! – do Império Romano do Oriente, colapsando no século XV. Por estas razões, não admira, pois, que a Turquia vibre com uma cultura rica e amplamente influenciada, deslumbrando todos os que por lá passam.

Istambul fica no exacto ponto que separa o Oriente do Ocidente e inspira uma viagem multicultural à Turquia. Saiba o que não pode perder!


Os Lugares Imperdíveis de Istambul

Um dos lugares mais encantados que poderá ver em Istambul é a mesquita otomana, a Mesquita Azul. Se por fora se apresenta de maneira magistral, é, contudo, o seu interior que o deixará boquiaberto. Os azulejos azuis e os vitrais coloridos transformam a atmosfera em algo único e sublimar.

Magistral Mesquita Otomana, a Mesquita AzulBasílica de Santa Sofia, um lugar inspirador, uma combinação de religiões

Se procura outros lugares inspiradores como este, visite a Basílica de Santa Sofia, um edifício do século VI que já teve a igreja ortodoxa, católica e o islamismo como religiões. Atualmente, é um Museu, cujo interior é uma combinação das religiões que abraçou numa multitude cultural.

Aproveite, de seguida, para visitar o Grande Bazar de Istambul, também conhecido como o maior mercado e um dos mais antigos do mundo. É um dos sítios em que se vai sentir a mergulhar na cultura turca e tornar a sua viagem a Istambul maravilhosa. Não se esqueça, ainda, de dar uma volta pelo bazar das especiarias ou pelo bazar egípcio, visitando assim o segundo maior mercado do mundo e que vai levar o seu olfato numa viagem sinestésica incrível! 

Mergulhe na cultura turca, no Grande Bazar de IstambulTorre de Galáta, a herança europeia em Istambul

E se é fã de palácios, não pode perder o Palácio Topkapi e o Palácio Dolmabahce. Em Topkapi, terá centenas de objectos de ouro em exposição e, em Dolmabahce, conseguirá admirar um lado mais europeu e moderno.

Para conhecer a verdadeira herança europeia visite, também, a Torre de Gálata, que lhe relembrará os contos de fadas, e a Ponte de Gálata, que atravessa um antigo porto e une a parte europeia.  

As Experiências Mais Típicas de Istambul

 Um passeio pela avenida Istikal à noite é obrigatório....Uma das maiores avenidas que irá ver! Com milhares de pessoas todos os dias a pisar a calçada, este é um sítio que deixa uma marca em todos os turistas internacionais. Os edifícios são pontilhados pelo tradicional de Istambul, mas também pelo gótico e Art Nouveau. À noite, as suas cores fazem lembrar Picaddily Circus ou até mesmo o Times Square, de tão iluminada e brilhante se encontra esta avenida. Absolutamente imperdível!

Um passeio pela avenida Istiklal é obrigatórioOutra das experiências únicas é um sublime cruzeiro pelo Bósforo

Outra das experiências únicas é um sublime cruzeiro pelo Bósforo, que liga o Mar de Mármara e o Mar Negro. É ideal para aqueles que têm pouco tempo e muito querem ver. Neste belíssimo passeio de barco, é possível sentir a separação entre Ásia e Europa, numa viagem em que as duas margens estarão sempre presentes para o inspirar. Toda esta dualidade torna este passeio em algo único e memorável.

Gastronomia de Istambul… de “Comer e Chorar por Mais”!

O país dos melhores kebabs e com comidas de rua deliciosas! Uma viagem à Turquia obriga a provar o delicioso Testi Kebab. Experimente, também, o frango com mel, que é bastante diferente da maneira como se confeciona o frango em Portugal, e acabará por apaixoná-lo. No que toca aos doces, bem sabemos que as Delícias Turcas são um doce nacional obrigatório, mas não se esqueça, também, dos famosos Baklava feitos com frutos secos. Por fim, e como está em Istambul, beba o célebre chá de maçã e o Ayran, confecionado com iogurte.

Gastronomia turca, uma viagem pelos sentidosNão se esqueça de provar os famosos Baklava feitos com frutos secos

Tradições e Costumes em Istambul

Se procura submergir na cultura turca, aproveite os festivais que Istambul lhe oferece. O Seker Bayrami, um festival de doçaria que se realiza no fim do Ramadão, irá fazer o deleite dos viajantes mais gulosos. Se gosta de teatro vá até o Istambul Theatre Festival, entre maio e junho. São várias companhias de teatro bastante famosas que marcam a sua presença na cidade. E o seu género é mais música, vá até ao incrível Istambul Opera Festival, o qual acontece nas ruas históricas ou em locais de renome.

Seker Bayrami, festival de doçaria que celebra o fim do RamadãoUm país com uma riqueza cultural e de costumes

Uma viagem à Turquia irá sempre ser uma experiência única: país extenso de múltiplos contrastes fortemente marcados. Istambul é um bom ponto de partida para uma aventura entre Ocidente e Oriente e vai ficar rendido à sua magnânima beleza. E para conhecer a Turquia no seu máximo esplendor, junte-se ao nosso Circuito Turquia Mágica. Para além da Istambul, irá passear pela Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso, Kusadasi e muito mais, incluindo várias experiências típicas e guia. Não perca!

Patrícia Caetano

Patrícia Caetano

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.