Blog de Viagens-Ásia

Japão-guia-de-viagem

Japão em 10 Dias: Guia de Viagem Completo

Japão, um país fascinante, com contraste entre modernidade e tradição, beleza e espiritualidade. Um país que tem de ser vivido. Um destino turístico de difícil compreensão pelo olhar ocidental, mas magnético, é impossível ficar indiferente à sua cultura e paisagem.

Inspire-se com as nossas sugestões e seja bem vindo à “terra do sol nascente”.

 

Mergulhe na cidade de Tóquio

Visitar Tóquio é embarcar numa viagem avassaladora que desperta todos os sentidos. Uma cidade singular que surpreende. Existem nesta grande metrópole lugares imperdíveis.

O Santuário Meiji um templo dedicado ao imperador Meiji onde ficará a conhecer mais sobre a história da cidade, e com jardins em redor onde pode relaxar e apreciar os belos recantos típicos dos jardins orientais. Delicie-se com as as iguarias japonesas numa das várias despachikas da cidade: lojas onde pode apreciar alguns pratos japoneses como ramen, sushi, tempura e até doces tradicionais.  Deixe-se ainda mergulhar no ambiente urbano e cosmopolita da área de Shibuya, onde os néons, os arranha-céus e o movimento dominam a paisagem. Esta é uma área que, pelas luzes, é ainda mais interessante durante a noite. E por fim, para uma vista única sobre a cidade, não deixe de visitar a Tokyo Tower a quase 250 metros de altura e com uma excelente vista panorâmica sobre as luzes da cidade.

Tóquio, as luzes invadem as principais artérias da capital nipónicaTradicional cerimônia de casamento no santuário Meiji Jingu

 

Passeio na montanha em Hakone

Depois de uma aventura cosmopolita na cosmopolita cidade de Tóquio, nada como partir ao encontro com a natureza e o lado mais tranquilo do Japão. No Parque Nacional de Hakone ficará deslumbrado ao testemunhar uma das paisagens naturais mais procuradas do Japão: o Monte Fuji. Aqui são vários os programas que pode escolher: uma caminhada pelo parque, ou um passeio de barco onde terá magníficas vistas dos vários lagos. Não deixe de subir de teleférico ao monte Komagakate, de onde poderá ver o Monte Fuji, as ilhas Izu e o vale vulcânico com fumarolas sulfurosas.

O deslumbrante Monte FujiUma das paisagens naturais mais apreciadas no Japão

 

Nara e os templos sagrados

Se quer conhecer mais sobre a riqueza espiritual deste país fascinante, Nara é uma cidade que não pode perder. Com vários locais considerados Património Mundial da UNESCO, Nara é o testemunho vivo da riqueza espiritual do país. Acredita-se que esta cidade foi criada por um Deus Xintoísta que chegou à região com a vontade de a proteger, montado num veado branco. Por essa razão, os veados são considerados sagrados e passeiam-se pela cidade calmamente, sendo venerados e protegidos. Um dos locais onde poderá vê-los é no Parque de Nara, onde se vendem biscoitos especiais para os alimentar.

Nara, testemunho vivo da riqueza espiritual do paísOs veados são considerados sagrados e passeiam-se pela cidade calmamente

 

Descubra mais sobre a história do Japão em Quioto

Perto de Nara, situa-se Quioto, uma cidade que foi, durante vários anos capital do Japão. É por isso uma cidade de grande interesse histórico, e com vários monumentos e locais que ajudam a compreender melhor a história e cultura japonesas. Se aprecia arquitetura e património, irá apaixonar-se pela cidade de Quioto onde encontrará castelos e templos únicos. Comece por descobrir o castelo de Nijo, onde os senhores feudais (shoguns) da era Tokugawa viviam, protegidos pelos seus servos samurais. Aprecie a arquitetura e as várias histórias que este local encerra.

Depois, parta à descoberta do Pavilhão Dourado, uma estrutura arquitetónica incrível, densamente ornamentada com folha de ouro, que guarda verdadeiros tesouros budistas, estando rodeado de um exuberante jardim oriental com muito por explorar.

Os belos templos da cidade-relíquia da cidade-relíquia de QuiotoKinkaku-ji, o fascinante pavilhão dourado

Por fim, deixe-se levar pelo templo Sanjusangendo o templo de madeira mais longo de todo o Japão com mais de 1000 estátuas à dimensão humana, que espantam pela sua grandiosidade. Termine o dia com uma vista panorâmica de toda a cidade no templo de Kiomiza-Dero onde, de um ponto mais alto, conseguirá ver a beleza do local.

 

Osaka: da tradição à modernidade

Osaka é, à semelhança de Tóquio uma cidade onde os contrastes imperam. Se, por um lado é uma região onde poderá conhecer o lado mais tradicional do Japão, com uma visita ao castelo construído em 1583, ou o templo xintoísta onde a espiritualidade e natureza são palavras de ordem; não deixe de conhecer o lado mais cosmopolita e urbano de Osaka.

Comece por visitar a baixa da cidade, também conhecida como Donotobori e as suas largas avenidas, lojas, restaurantes e movimento de gentes luzes e modernidade. Se gosta de compras, não deixe de passar também por Shinsaibashi, uma arcada enorme com lojas de alta qualidade, que vão desde cosméticos, design de moda e tecnologia.

Por fim, faça um desafio aos seus sentidos e parta à descoberta de um dos maiores e melhores mercados de Osaka: Kuromon Ichiba Market, onde vai ver mais de 150 montras repletas de produtos locais, frescos e algumas bancas onde poderá provar pratos típicos japoneses.

Osaka, uma cidade onde os contrastes imperamUma cidade cosmopolita e urbana

 

Matsumoto, Nagano e os Alpes Japoneses

Depois de conhecer cidades tão únicas e especiais, aventure-se numa descoberta pelas mais belas paisagens naturais do Japão. Depois de passar pela cidade de Matsumoto, deixe-se permanecer na província de Nagano que será o portal de entrada para a descoberta dos alpes centrais japoneses. Esta cordilheira com montanhas com mais de 3000 metros de altura abriga uma paisagem única. Descubra a beleza natural do Japão no teleférico Komagane, onde poderá ver vales, bosques, rios e lagos cristalinos. Se gostar de aventura, porque não programar uma atividade de alpinismo para desfrutar em pleno da bela paisagem?

 

Matsumoto, uma cidade que vai além do seu casteloIncrível é pouco para descrever a beleza dos alpes japoneses

Ilha sagrada de Miyajima

Depois de estar em contacto próximo com a natureza, rume em direção a um dos locais mais bonitos do Japão e considerados sagrados: a ilha de Miyajima. Aqui, situa-se o templo construído sobre as águas e que é símbolo máximo da religião xintoísta. A prova disso é o enorme torii que recebe os visitantes que chegam de barco à ilha. Este é um outro local onde animais como veados passeiam livremente, uma vez que o xintoísmo acredita nos kami, entidades divinas representadas pela natureza. Assim, a ilha é o testemunho vivo de um enorme respeito pela natureza, pela forma como tudo é apresentado e cuidado. Vale a pena passear calmamente nas suas pitorescas e estreitas ruas, ou junto à maré e apreciar o ritmo desta ilha cheia de significado.

A Ilha de Miyajima, é considerada sagrada pelos japonesesTestemunho vivo de um enorme respeito pela natureza

 

Ilha de Hiroshima e memorial da paz

Muito perto de Miyajima, à distância de uma curta viagem de barco, situa-se Hiroshima, uma cidade do Japão repleta de história. Um dos locais mais impressionantes de Hiroshima é o memorial da Paz, um parque construído sobre as ruínas do centro político da Hiroshima, local onde detonou a bomba atómica e que hoje é uma homenagem a todos os que perderam a vida durante a guerra. Para além do parque, que vale uma visita, existe também um museu onde poderá ficar a saber mais sobre este período da história do Japão.

Hiroshima, uma cidade repleta de históriaRéplica do antigo castelo do destruído pela bomba

 

Outro local que merece uma visita é o castelo de Hiroshima, uma réplica do antigo castelo do local que ficou em ruínas depois da bomba. Vale a pena subir ao quinto andar do castelo para uma vista panorâmica de Hiroshima. Se está à procura de uma experiência verdadeiramente autêntica, atreva-se a passar a noite num ryokan, um hotel onde poderá experienciar a cultura japonesa, numa atmosfera verdadeiramente oriental, ao dormir no chão em tatami e desfrutar de uma refeição tradicional.

 

Parque Nacional de Nikko

Para se despedir do Japão, rume à região de Kanto, na ilha de Honshu, onde poderá visitar um dos parques mais belos do país, considerado património mundial da UNESCO e considerado durante largos anos, um parque imperial pelos japoneses. Aqui poderá conhecer várias atrações incluindo templos xintoístas e budistas, cascatas, lagos, e vulcões adormecidos. Pode ainda visitar num onsen, ou termas naturais onde pode banhar-se nas águas quentes e aproveitar as propriedades termais destes locais únicos de grande beleza.

Parque Nacional de Nikko, património mundial da UNESCOAproveitar as propriedades termais destes locais únicos

 

 

Faça as malas e prepara-se para viver experiencias únicas num dos destinos mais  fascinantes do continente asiático. Para planear a sua viagem, sugerimos a consulta a Constrastes do Japão, Japão: pais do sol nascente e Japão Essencial Saiba mais sobre os nossos programas no Japão.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.