Blog de Viagens-África

encanto-sao-tome-e-principe

O que São Tomé e Príncipe Tem de Tão Especial?

As belas praias, a população amistosa ou a Gastronomia são alguns dos encantos que o belo arquipélago de São Tomé e Príncipe, descoberto pelos portugueses em 1470, tem para oferecer a quem o visita.

Antes de embarcar num avião em direção a São Tomé e Príncipe, deve saber algumas coisas essenciais: a moeda nacional é a Dobra (por isso deve aterrar já com algum dinheiro no bolso, apesar de que os Hotéis de luxo aceitam cartões de crédito, normalmente com uma taxa superior à normal), os voos partem diretamente de Lisboa a maioria da população fala português, sendo aliás a língua oficiais destas ilhas. Contudo, não estranhe se ouvir alguém falar em forro, angolar, principense ou crioulo cabo-verdiano. Estes são crioulos portugueses também muito falados entre os locais.

Praias de São Tomé e PríncipeA Natureza em Estado Selvagem

O Estado de São Tomé e Príncipe é composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas mais pequenas, com praias a perder de vista, peixes exóticos, tartarugas (principalmente na praia Jalé) e águas azul-turquesa cristalinas e muito apelativas.

Para aqueles que queiram sair um pouco de perto do mar (algo que vais ser complicado, acredite!) podem aventurar-se nas florestas densas ou visitar as conhecidas roças, onde poderá sentir os cheiros inebriantes do café e do cacau, dois dos tesouros deste país que tem uma boa parte da economia baseada no Turismo. A mais histórica de todas é a de São João e não deve mesmo perder.

A Exótica Praia da JaléÁguas Azul-turquesa Cristalinas

Quem viajar até São Tomé e Príncipe vai encontrar um clima quente (a temperatura média anual encontra-se entre os 22º e os 31º) e pessoas calorosas, de sorriso fácil e que contagiam todos com um estilo de vida tranquilo, bem diferente daquele que costumamos encontrar em Portugal. Este é o lugar ideal para descansar nestas férias, que alia o melhor da praia, aos locais naturais mais deslumbrante para partir à descoberta. Por isso, calce os chinelos confortáveis ou sapatilhas, coloque as suas roupas mais frescas na mala e aventure-se por um arquipélago único e notável!

Este paraíso de mar conta com uma temperatura da água bastante agradável todo o ano e a água cristalina/transparente. Juntando estas caraterísticas bem apelativas ao seu redor verde e deslumbrante e ao facto de serem pouco frequentadas (principalmente durante a semana), vai ter a certeza de que chegou ao local certo, Algumas da praias mais populares e incríveis são:  a praia Micoló, inserida numa pequena comunidade piscatória e com navios de pescas encalhados nas suas areias há anos; a praia Lagoa Azul, pequena mas enriquecida pelo elevado número de pirogas de pescas e de imponentes embondeiro (árvores africanas muito caraterísticas); a praia Inhame, exemplar praia tropical perdida numa floresta de coqueiros; a praia do Governador, uma das mais icónicas em São Tomé; ou a praia Piscina, acessível através de veículos todo-o-terreno e com uma envolvência de autêntico sonhos.

E depois de passar as manhãs a bronzear e a aproveitar a dádiva de um dia solarengo, na praia ou na piscina, aproveite a tarde para visitar locais de "perder a respiração". Para desfrutar serenamente destas visitas opte pelo carro, que é o melhor meio de transporte para se deslocar. Mas pode juntar-se, igualmente, a excursões que utilizam meios de transporte mais alternativos e radicais.

Coqueiros da Praia Tropical de InhameAs Gentes de São Tomé

Numas férias em São Tomé e Príncipe não pode deixar de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na ilha do Príncipe, o Forte de Santo António (construído por colonos portugueses em 1695), o Cineteatro Marcelo da Veiga (localizado na cidade de São Tomé, a maior do país), a Fortaleza de São Sebastião com as esculturas de Pêro Escobar, João de Santarém e João de Paiva (descobridores das ilhas de São Tomé e Príncipe) ou o Padrão do Equador no imaculado ilhéu das Rolas (este monumento foi construído em 1936 e é considerado o centro do mundo, uma vez que se localiza na linha do Equador).

Depois de um dia passado a visitar as belezas do arquipélago, relaxe um pouco e sente-se à mesa para deliciar-se com a fabulosa Gastronomia local, que tem nos pratos de peixe e de frutos do mar os grandes "reis". Também podemos encontrar alguns pratos de frango (mas em menor quantidade), assim como de búzios-de-terra, um pequeno molusco encontrado sob a terra. Para além disso, a banana ocupa um lugar central nesta Cozinha, sendo muito consumida como prato principal. A matabala (uma leguminosa famosa), certas folhas e ervas aprimoram a refeição, cada vez mais símbolo de uma cultura e identidade.

Durante a sua estadia em São Tomé e Príncipe não deixe de provar o calulú (uma espécie de sopa tradicional com peixe seco ou carne, servida com puré de banana ou arroz), a “santonla” (um tipo grande de caranguejo) ou uns Sonhos de Banana (frutos locais mais apreciados). Também na sobremesa, não se esqueça de experimentar a fruta fresca e deliciosa da região, como o mangostão e o safú.

A Herança Religiosa Ilha do PríncipeForte de São Sebastião

Agora que já "conhece" alguns dos muitos e extraordinários segredos de São Tomé e Príncipe, prepare a sua mala, agarre no bilhete de avião e prepare-se para conhecer tudo o que este país encantador tem para oferecer!

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.