Blog de Viagens-África

Aventura-no-Senegal

Alguma Vez Pensou Aventurar-se pelo Senegal?

Desde cidades de mercados, florestas tropicais, praias paradisíacas, desertos e animais selvagens, o Senegal é um país com vários tesouros por descobrir. Atreva-se e encontre um povo simpático, um destino seguro e a oportunidade de ter uma aventura inesquecível.

Se nunca pensou em viajar pelo Senegal, esta é a melhor altura. E nós explicamos porque deve fazer já as suas malas e partir à descoberta!

 

Segurança

O Senegal é um país com grande riqueza e diversidade, e um dos mais estáveis do continente Africano. É, no geral, um país bastante seguro, com exceção da área de Casamance, abaixo da Gâmbia. Os cuidados mais importantes são: viajar com seguro de saúde e ter as vacinas recomendadas para destinos tropicais em dia. De resto… relaxe e desfrute porque o Senegal gosta de turistas e sabe recebê-los como ninguém.

Um País de Grande Riqueza e DiversidadeUm Povo Acolhedor que gosta de Turistas
 

Um País de Contrastes

O Senegal é um país extremamente diverso e rico: tanto pode ter umas férias relaxantes numa praia paradisíaca enquanto descobre os encantos africanos de forma tranquila, como descobrir a vida selvagem em safaris ou explorar os lagos e recantos perdidos. Um verdadeiro paraíso, ainda longe das multidões turísticas.

Dakar Capital do Senegal e Destino de PraiaDeserto, Cenário do Rali mais famoso do Mundo

 

Dakar: uma cidade a não perder

Dakar é a capital do Senegal e antiga colónia portuária francesa. Esta influência cultural pode ser vista nas ruas, na arquitetura e até no idioma, uma vez que o francês é a língua oficial do país.  Alguns aspetos da cultura senegalesa que não pode perder nesta emblemática cidade: a música, que faz de Dakar um dos locais mais populares de vida noturna em África, e a vida local, que vai descobrir ao perder-se nas ruas sinuosas e ao passear pelos vários mercados da Medina.

 


Ilha de Goré

Esta ilha, perto de Dakar, era a principal ilha para onde os escravos eram transportados para depois serem levados para outros pontos do novo-mundo. A história da escravatura é uma importante marca na cultura senegalesa e poderá conhecer mais sobre esta época na Casa dos Escravos, um museu memorial que conta a história da escravatura e foi considerado Património da UNESCO, pelo seu importante valor cultural.

A Ilha de Goré ao largo da Cidade de Dakar Casa dos Escravos, um Museu Memorial

 

O Lago Cor-de-Rosa: o Mar Morto de África

O lago Retba, que se traduz literalmente como o “lago rosa”, situa-se a norte da cidade de Dakar e é um destino a não perder, considerado Património Natural da UNESCO. A coloração cor-de-rosa das águas dá-se pela presença de uma alga, mas este lago é também popular pelo seu alto teor de sal, que pode chegar aos 40% e proporcionar uma experiência semelhante ao mar morto: se experimentar nadar neste lado vai provavelmente flutuar!

O Lago Cor-de-Rosa: o Mar Morto de ÁfricaConsiderado Património Natural da UNESCO

 

Popenguine: uma jóia no Atlântico

A sul de Dakar, situa-se Popenguine, uma região do Senegal com grande riqueza natural e muito por descobrir. É uma vila popular pelas suas reservas naturais e pela predominância cristã, que recebe a peregrinação da Black Madonna – ou Virgem Negra – que poderá ver numa visita à igreja local. Tem, ainda, a região de Saly, com uma excelente frente costeira e zona de bons resorts, onde poderá relaxar e aproveitar as praias de água cristalina. Depois de relaxar, não deixe de visitar as vilas piscatórias vizinhas e até embarcar numa piroga onde pode testemunhar e experimentar a forma tradicional de pescar com linha, como se fazia antigamente e ainda se faz nesta região.

Popenguine: Uma Jóia no AtlânticoFamosa pelas suas Reservas Naturais

 

Um safari em Bandia

Se gosta de animais selvagens e adorava experienciar o lado mais selvagem do Senegal, não pode perder a Reserva Natural de Bandia. Neste parque natural, poderá fazer um safari em jipe e avistar animais selvagens como girafas, rinocerontes e búfalos. Verdadeiramente… uma aventura inesquecível!

Reserva Natural de BandiaO Lado mais Selvagem do Senegal

 

Gastronomia: o que deve provar

A gastronomia do Senegal é tão rica como as suas paisagens: de forte influência francesa, tem ainda inspiração muçulmana e de outros países africanos. O peixe e o marisco têm um papel muito importante, sendo o “thiof” o peixe mais comum. Os acompanhamentos são legumes, arroz ou cous-cous, e a carne é geralmente de aves ou cordeiro. Outra iguaria que não pode deixar de provar é o amendoim: há quem diga que o Senegal tem os melhores amendoins do mundo! Em Dakar, por ser uma área mais cosmopolita, irá descobrir restaurantes trendy e que reinterpretam alguns dos pratos típicos da Gastronomia de uma forma interessante.

Cozinha de Forte Influência Francesa e Árabe Deliciosos Pratos à Base de Amendoim

 

Se estes lugares o inspiraram e gostava de ter uma experiência única neste país com tanto por explorar, atreva-se e junte-se ao nosso Circuito de 8 dias pelo Senegal. Explore os lugares mais emblemáticos deste misterioso país, num roteiro que alia o melhor Património Cultural à aventura e ao lazer. Junte-se a nós!

Margarida Cunha

Margarida Cunha