Portugal Tours

Orçamento Grátis

Ecotours

Turismo Religioso e Portugal e Espanha

Regressar aos posts »

O papel do Turismo na Religião

A cotação da palavra Religião envolve mistério, ambiguidade e vontade de conhecimento para além do visível. Assim sendo a palavra religião é sinónimo de fé, crenças e motivações, fazendo uso da música, meditação, da arte, dos poderes da família, educação e até da politica. 

A ideia geral da religião é frequentemente direccionada para a existência de seres místicos e superiores com poderes de determinação no destino da humanidade.

Desde a segunda metade do século XX, que o papel da religião se tem vindo a alterar e a curiosidade e vontade de saber mais tem contribuído para o aumento de aderentes.

É certo que cada religião apresenta elementos próprios, mas existente elementos comuns às várias religiões e que permitem uma maior e melhor compreensão do fenómeno religioso. 

O que acontece na religião é a sacralização de determinados locais por motivos diversos desde o seu relacionamento com eventos da história da religião ou porque esses locais estão associados a acontecimentos inexplicáveis envoltos no milagre…

Estes factores contribuem para o aumento de turistas que procuram (motivados por diferentes crenças, fés ou ate curiosidade) saber mais e obter informações, e, assim criasse um novo tipo de turismo - turismo religioso.

“A falsa ciência nos afasta de Deus, mas a verdadeira ciência nos aproxima Dele".

 O que diferencia o Turismo Religioso de outros segmentos de Turismo? 

O turismo religioso, diferencia-se de todos os outros segmentos de turismo devido precisamente ao que o motiva e ao seu calendário de acontecimentos religiosos.

Milhões de pessoas realizam este tipo de turismo por ano, maior parte motivadas pela devoção que esse local e seus acontecimentos lhe trazem ou até por não crentes motivados pelo conhecimento cultural que envolver igrejas, túmulos, lugares sagrados, santuários, peregrinações e celebrações religiosas.

 

Em Portugal, Fátima é o principal destino, movimenta cerca de cinco milhões de visitantes por anos, colocando assim o Santuário de Fátima num destino por excelência do turismo religioso.

Todo o mistério das aparições sagradas acontecidas em Fátima, fazem com que este destino seja, numa comparação com outros destinos religiosos da Europa, comparado a Santiago de Compostela e destino de eleição para os turistas.

 

A Portugal Tours pretende proporcionar um tour pelo que mais sagrado há em Portugal e Espanha contribuindo para o aumento do conhecimento sobre os locais sagrados da Península Ibérica.

 

23 Fevereiro 2011

Regressar aos posts »

Mariana Barbosa

Mariana Barbosa
burgau@gmail.com