Blog de Viagens-Europa

As mais belas vistas panorâmicas de Portugal

7 das Mais Belas Vistas Panorâmicas de Portugal

Momentos de tirar o fôlego: apreciar um oceano imenso à nossa frente, conseguir perscrutar a capital com apenas um olhar, subir a um edifício antigo e conseguir contemplar uma cidade, inclinarmo-nos sobre uma falésia e contemplarmos um incrível monumento natural…

Portugal está repleto de miradouros únicos, que vão desde paisagens naturais a vistas urbanas, e que explicam a razão de, por vezes, o momento mais intenso de uma viagem poder ser contabilizado em segundos.

São experiências memoráveis e que nos proporcionam um olhar intenso e sublime da grandiosidade de Portugal.

 

Santuário de Santa Luzia, Viana do Castelo

Lá bem a Norte, uma passagem por Viana do Castelo é obrigatória. O Monte de Santa Luzia ergue-se nesta região e, no cume deste monte, encontramos um templo neo-bizantino do século XX, inspirado no Sacré-Coeur de Paris, importante local de culto. Este monumento embeleza ainda mais o lugar, proporcionando um delongado olhar sobre um cenário, no mínimo, arrebatador: o bucólico e verdejante Rio Lima, um mar azul sem fim, o negrume das serras, o salpicado das casas da cidade, a ruralidade dos seus campos. Aqui a Natureza no seu estado mais puro alia-se ao engenho humano, formando um dos mais belos miradouros do mundo.

Santuário de Santa Luzia, Viana do CasteloSantuário de Santa Luzia, Viana do Castelo

 

Torre dos Clérigos, Porto

Este é o monumento mais emblemático da cidade do Porto. Sendo uma das maiores expressões da arte barroca em Portugal, este conjunto arquitetónico composto pela Igreja dos Clérigos, a Torre dos Clérigos e a Casa da Irmandade, foi projetado pelo famoso arquiteto Nicolau Nasoni e encontra-se classificado como monumento Nacional desde 1910.

Torre dos Clérigos, PortoTorre dos Clérigos, Porto

Na cabeceira da Igreja, voltada para o bonito jardim da Cordoaria, encontramos a maior Torre de Portugal, com quase 76m de altura. Construída em granito lavrado e dividida por andares de linhas suaves, é servida por uma escadaria de 240 degraus, finalizando num belíssimo campanário. É neste patamar que se pode admirar a genuína e imponente cidade do Porto, com as suas casinhas estreitas e coloridas e o seu agitado Rio Douro, numa vista de 360º sobre a cidade.

 

Vila Nova de Gaia, Porto

Ainda na cidade Invicta, é impossível não fazer uma visita a Vila Nova de Gaia. Esta cidade está localizada na margem esquerda do Rio Douro e liga-se ao Porto através de seis belíssimas pontes. Os portuenses, no seu caraterístico bairrismo sarcástico, dizem que a “única coisa boa de Gaia é a vista sobre o Porto”. Bom, não consideramos que seja a única coisa boa, mas Gaia apresenta-se, de facto, como um dos mais nobres miradouros sobre a Invicta.

Vila Nova de Gaia, PortoVila Nova de Gaia, Porto

Se estiver no Cais de Gaia, conseguirá admirar a Ribeira do Porto no seu maior esplendor, com as casas coloridas da marginal, a catedral e a Torre dos Clérigos a recortar o céu, e os seus espantosos barcos rabelos refletidos no Rio Douro. E se atravessar o tabuleiro superior da icónica Ponte D. Luís I, poderá admirar este belo cenário de uma altura considerável, lado a lado com o convento da Serra do Pilar.

 

Cabo da Roca, Sintra

Este é o ponto mais ocidental do continente Europeu e, por isso mesmo, imperdível. Aqui, as ondas do Oceano Atlântico embatem violentamente nos seus penhascos e é possível admirar um mar imenso e gélido à nossa frente. Já o renomado poeta Luís Vaz de Camões, no Canto III d’Os Lusíadas, fazia alusão a este local: “Eis aqui, quási cume da cabeça / De Europa toda, o Reino Lusitano / Onde a terra se acaba e o mar começa/ E onde Febo repousa no Oceano”. Este miradouro natural aberto para um vasto mar, com o seu pitoresco farol, tem 140 metros de altura e uma vista panorâmica invejosa de 360º sobre a paisagem do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Cabo da Roca, SintraCabo da Roca, Sintra

 

Cristo Rei, Setúbal

Inspirada no famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro (Brasil), esta gigantesca estátua abre os seus braços a Lisboa na margem sul do Tejo. Os fortes alicerces de betão da imagem têm 82 metros, totalizando uma altura de 110 metros e 40 mil toneladas. Um simpático elevador e alguns degraus levam-no ao topo do pedestal, desfrutando de belas vistas sobre o rio e a cidade. Dizem que este é o melhor local para admirar a bela capital de Portugal e, se o céu estiver limpo, ainda conseguimos ver a Baía do Seixal, o Mar da Palha, a Serra da Arrábida, o Castelo de Palmela e a Serra de Sintra.

Cristo Rei, SetúbalCristo Rei, Setúbal

 

Ponta da Piedade, Lagos

Já no Algarve, os miradouros com vista para o mar multiplicam-se. No entanto, a Ponta da Piedade é um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da Região e possivelmente um dos cenários mais encantadores do litoral algarvio. Trata-se de um monumento natural com vista para o Oceano Atlântico, um autêntico labirinto de formações únicas com falésias que chegam a atingir 20 metros de altura, nas quais o vento e o mar harmoniosamente esculpiram pilares rochosos de ângulos deformados, túneis naturais e grutas ocultas. E estas formações agrestes contrastam na perfeição com as águas pacíficas e amenas azul-turquesa e verde-esmeralda que acolhem inúmeras espécies marinhas. Incrivelmente, este local ganha ainda maior beleza quando avistado do mar, pelo que é frequente a passagem de muitos cruzeiros turísticos pela zona. 

Ponta da Piedade, LagosPonta da Piedade, Lagos

 

Cabo de São Vicente, Sagres

No extremo sudoeste de Portugal encontramos o Cabo de São Vicente que não podia faltar nesta lista. Este é um verdadeiro paraíso que a Natureza poderia ter esculpido: um promontório estéril, beijado pela fúria das ondas do Atlântico. Nos tempos dos romanos, este local era conhecido como Promotorium Sacrum, pois pensava-se que ali terminava o mundo. Não é, pois, de estranhar que este local estivesse, desde sempre, associado aos mais temíveis mitos e lendas. Para além disso, era o último pedaço de Portugal que os bravos navegadores portugueses avistaram quando partiram à descoberta do mundo. 

Cabo de São Vicente, SagresCabo de São Vicente, Sagres

Este ponto, composto por enormes penhascos de até 60 metros de altura separa a norte a costa atlântica batida pelos ventos e, a leste, a costa algarvia de águas mais quentes e mar suave. O famoso farol do Cabo de São Vicente engrandece, ainda mais, o cenário, com turistas de todo o mundo a ali pararem para contemplarem as paisagens e aplaudirem o pôr-do-sol, já considerado um dos mais belos do mundo.

 

E se é fã dos mais incríveis miradouros portugueses e não quer perder a oportunidade de fotografar locais idílicos e gritantemente belos, então não pode perder a nossa lista dos mais belos miradouros espalhados pelo mundo!

Marta Afonso

Marta Afonso