Blog de Viagens-Europa

Turismo Religioso

Turismo Religioso: Conceitos e Tendências

O conceito “religião” significa muito mais do que igrejas, mosteiros, seres místicos e superiores com poderes de determinação no destino da Humanidade. “Religião” significa mistério, ambiguidade e vontade de conhecimento para além do visível. Assim sendo, a palavra religião é sinónimo de fé, crenças e motivações, fazendo uso da música, meditação, da arte, dos poderes da família, educação e até da politica.

Desde a segunda metade do século XX, que o papel da religião se tem vindo a alterar e a curiosidade e vontade de saber mais tem contribuído para o aumento de fãs um pouco por todo o mundo. É certo que cada religião apresenta elementos próprios, mas existem elementos comuns às várias religiões que permitem uma maior e melhor compreensão do fenómeno religioso.

Procissão das Velas, FátimaConvento de Cristo, Tomar

O que acontece, pois, na religião é a sacralização de determinados locais por variados motivos, desde o seu relacionamento com eventos da história e da religião, ou porque esses locais estão associados a acontecimentos inexplicáveis envoltos em algum milagre.

Estes fatores contribuem para refinar a curiosidade de muitos, permitindo o aumento de turistas que procuram saber informações detalhadas sobre o local.

O Turismo Religioso diferencia-se, assim, de todos os outros segmentos de Turismo devido aos motivos intrínsecos a cada viagem e ao seu calendário de acontecimentos. Assim, anualmente, milhões de pessoas optam por este tipo de circuitos, principalmente numa das suas datas emblemáticas. Encontramos duas grandes razões para isso: crentes, com devoção incólume ao local e aos acontecimentos aí vividos, e não crentes, motivados pelo conhecimento cultural que envolve igrejas, túmulos, lugares sagrados, santuários, peregrinações e celebrações religiosas.

Santuário do Sameiro, BragaSé Catedral do Porto

Em Portugal, Fátima é o principal destino, movimentando cerca de cinco milhões de visitantes por ano. Também Santiago de Compostela, em Espanha, ou Lourdes, em França, se apresentam como destinos de excelência para este tipo de Turismo. Mas, também, um pouco por todo o mundo encontramos lugares consagrados pela fé e que movem viajantes internacionais.

A Portugal Tours pretende proporcionar momentos únicos, nos locais mais aclamados do planeta a nível de Turismo Religioso. Privilegiando a história, a cultura e o maior respeito pela fé e devoção de cada um, as nossas excursões tornam-se experiências puras de conhecimento e descoberta. Consulte os nossos pacotes de viagem (link para uma página de listagem)!

Helena Azevedo

Helena Azevedo